Pontos Turísticos

O Ceará é demais com seus 574 km de litoral para todos os gostos...
Indo da capital, Fortaleza, rumo ao oeste até a divisa com o Maranhão, encontramos a chamada Costa do Sol Poente, e de Fortaleza em direção ao leste até a divisa com o Rio Grande do Norte, a Costa do Sol Nascente... Ambas estão cheias de experiências incríveis aguardando por você!

 

Costa do Sol Nascente

 

Conhecer o Ceará é sempre uma grande emoção. Prais paradisíacas, falésias deslumbrantes e lagoas cristalinas. É assim a Costa do Sol nascente.

Formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, a região reúne beleza e diversão. Nesta rota você encontra parque aquático, parque ecológico, lagoas, manguezais, rios, dunas e um mar calmo e agradável.

Importante também conhecer o patrimônio cultural do lugar, uma herança da colonização portuguesa. São edificações do século XVIII, com igrejas, museus, casa de câmara, cadeia e residências.

A região ainda reserva atrações imperdíveis como as regatas de jangada. o labirinto das falésias, na praia do Morro Branco e a internacionalmente conhecida praia de Canoa Quebrada.

O roteiro possui infra-estrutura de hotéis, pousadas e resorts.

A região tem variada cozinha de peixes e frutos do mar, com destaque para a lagosta. Há também derivados da cana-de-açúcar e produtos regionais.

O artesanato é rico e variado, com renda de bilro, labirinto, filé, palha, areia colorida, bordados, couro e cerâmica.

Conheça: Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, o passeio de catamarã no Rio Jaguaribe, a noite na Broadway em Canoa Quebrada, a Lagoa do Uruaú e os engenhos de cana-de-açúcar, além de passeios de buggy nas dunas e as famosas areias coloridas em Beberibe.

Como chegar: Localizada na região do litoral Leste, tem acesso pela CE-040 e BR-304, indo de Fortaleza.

 

Costa do Sol Poente

 

O Ceará é mesmo um estado iluminado!

A Costa do Sol Poente, na qual se pode avistar o pôr-do-sol de qualquer lugar, oferece dois fascinantes roteiros. 

O primeiro é formado pelos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada e Itarema.

O outro roteiro integra com o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, abrange os municípios de Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim e Chaval.

Numa sequência de 400 km de praias famosas como Jericoacoara, considerada uma das praias mais bonitas do mundo, outras primitivas e habitadas por comunidades de pescadores, diferencia-se por suas dunas enormes, lagoas de água doce ou salgada, pelos rios que adentram o sertão e pela moldura da serra.

Praias como Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Guajiru, Baleia, Icaraizinho, Porto dos Barcos, Preá, Jericoacoara, Tatajuba, Barra dos Remédios e Bitupitá, conquistam qualquer visitante. O mar calmo e ventos constantes tornam o paraíso para a prática de esportes náuticos e das tradicionais regatas de jangada.

Nesses roteiros a arte de bem receber propiciam diversificadas opções de turismo e lazer. Há também a diversidade de eventos regionais, culturais, gastronômicos, esportivos, rurais além das famosas festas, festivais de escargot, ostras e camarão, as vaquejadas, campeonatos de surf, windsurf e kitesurf.

A região é ótima opção para comprar produtos rurais como: pêtas, doces, licores, cachaça, frutas da região, rosas e artesanato.

Conheça: o parque Nacional e a Gruta de Ubajara, Cachoeiras do Boi Morto e Cafundó, as trilhas, a cidade histórica de Viçosa do Ceará, o Pólo Turístico e Artesanal e Cultural, a Igreja do Céu, a Bica do Ipu, plantações de rosas, reservas ecológicas e cachoeiras da floresta.

Como chegar: O roteiro é ligado pelas rodovias BR-222 e CE-187 e também pelas BR-020 e CE-257. Tem como pontos de partida o Aeroporto de Sobral e a cidade de Fortaleza, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins.

 

PRAIAS

 

Fortaleza oferece praias paradisíacas com coqueiros, dunas, falésias, lagoas de águas cristalinas e fontes de água doce. Além de atrair os turistas com seu maravilhoso clima, tendo temperatura média entre os 30°C e águas mornas entre 25°C à 28°C agradáveis para banho.

 

Praia de Meireles

 

É o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada.  Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar

Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar, almoçar e jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.

 

Praia de Iracema

 

Limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é freqüentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.

 

Praia do Futuro

 

Um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

 

Praia de Mucuripe

 

É a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. Com diversos restaurantes e hotéis a beira- mar, Mucuripe conta também com jangadas, barcos, lagosteiros, quadra de esportes e até um farol. Desta praia é possível ver o porto, onde os navios de cruzeiros atracam, além da passeios...

 

PASSEIOS


Theatro José de Alencar: Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial.

Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar.

Endereço: Rua Libero Barroso (Praça José de Alencar - Centro.)

 

Catedral de Fortaleza: foi construída entre 1930 e 1963. Sua construção durou quase 40 anos, sendo inaugurada em 1978. A partir daí, Fortaleza passou a ter a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho. Esta igreja foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier. Em estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Devemos ressaltar na decoração da Catedral a pia batismal de origem portuguesa, datada de 1637, o altar de mármore e os sinos de bronze, datados de 1680, que badalam em suas torres de 75 m de altura.

Em 1975 foi criada a Capela do Ressuscitado, na cripta onde foram enterrados os restos mortais de algumas personalidades católicas. A Cripta da Catedral é consagrada aos Santos Adolescentes, falecidos antes dos quatorze anos. Já em outubro de 1996, foi colocada no teto da igreja uma cruz de concreto de 245 kg suspensos sobre o altar principal, sustentados por fios de aço. A Igreja da Sé possui uma área de 3.000 m2 com 90 m de comprimento e 45 m nos transeptos. Ela tem capacidade para abrigar 5.000 pessoas. É considerada uma obra de incrível beleza arquitetônica.

Endereço: Rua São José, S/N - Centro

 

 

Praça do Ferreira: Primeira referência do centro de Fortaleza, ponto de partida do que hoje é a maior concentração comercial do centro da cidade. Na década de 70 perdeu seu principal marco, a famosa "Coluna da Hora", recentemente resgatada por reforma que devolveu aos fortalezenses as características arquitetônicas originais do "Coração da Cidade". 

Endereço: Praça do Ferreira - Centro

 

Cine São Luís: foi inaugurado em 1958. Com linhas neoclássicas e inspiração art-déco, o cinema tem capacidade para 1.500 pessoas, possui hall e escadaria revestidos em mármore de Carrara, com lustre de cristal da Tchecolosváquia. O São Luís continua a participar ativamente da vida cultural da cidade, inclusive sediando eventos como o festival de cinema Cine Ceará. 

Endereço: Praça do Ferreira - Centro

 

Farol do Mucuripe: foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza. No espaço do Museu, às quartas feiras das 14:00 às 18:00 horas e sábados das 08:00 às 12:00 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.

Endereço: Avenida Vicente de Castro, S/N - Centro

 

Fortaleza Nossa Senhora de Assunção: construído pelos holandeses em 1649 e reconstruído em 1817, o antigo Forte Schönnenborch com suas muralhas, abriga hoje a 10ª Região Militar. É o local de origem da cidade,  com a construção do Forte de São Sebastião, que foi erguido pelos portugueses no início do século XVII. Depois de servir de abrigo para muitas lutas contra índios e piratas, o Forte foi tomado pelos holandeses, que o mantiveram sob seu domínio por alguns anos.

Quando os portugueses finalmente recuperaram o controle sobre a construção, o Forte passou a ser chamado de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Ao redor da construção foi nascendo uma Vila, conhecida como São José do Ribamar. O monumento que hoje é controlado pelo Exército pode ser visitado por turistas e visitantes em geral.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno - Centro da Cidade (em frente ao Mercado Central)

 

Mercado Central: Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes, o artesanato típico é o grande atrativo. Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno s/n – Centro

 

Ponte Metálica: Também conhecida como Ponte dos Ingleses, onde se é possível contemplar o mais lindo pôr de sol e com um pouco de sorte, observar os golfinhos brincando.

Endereço: Praia de Iracema.

 

Centro Dragão do Mar: 30 mil metros quadrados de aréa para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário. O acesso é democratizado, permitindo que a população de baixa renda possa ter acesso aos bens simbólicos ofertados.

Endereço: Praia de Iracema.

 

Rede Ferroviária Federal (João Felipe): Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza. A estação possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe.

Endereço: Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação.

 

Parque do Cocó: O Parque do Cocó está situado às margens do Rio Cocó e é A maior zona ecológica urbana da América Latina, com 400 hectares de superfície. Ele pode ser dividido em dois parques:

Parque Adahil Barreto (Antigo Cocó): Numa área de 44 ha, conta com play-groud, restaurantes, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde.

Endereço: Rua Virgílio Borba, Bairro de Dionísio Torres.

Parque do Cocó (Novo Cocó): Áreas verdes, bosques, quadras esportivas, pista para cooper, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características.

Endereço: Está entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Andrade Furtado.

 

Beach Park: É considerado o maior Parque Aquático da America Latina, com diversas atrações para toda família.

Endereço: próximo de Fortaleza em Aquiraz.

 

Estoril: fica no bairro preferido pela boemia. Em suas redondezas encontra-se uma grande variedade de restaurantes e bares instalados em casas e edificações antigas. Alia-se a tudo isso o charme e bucolismo das ruas estreitas que o cercam, relembrando o passado e, principalmente, atraindo os turistas com sua programação sócio-cultural.

Endereço: Rua Tabajaras, 359 – Praia de Iracema - Centro - Bem próximo à Ponte Metálica.


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !