Atrativos de Fortaleza - CE

 

Fortaleza oferece praias paradisíacas com coqueiros, dunas, falésias, lagoas de águas cristalinas e fontes de água doce. Além de atrair os turistas com seu maravilhoso clima, tendo temperatura média entre os 30°C e águas mornas entre 25°C à 28°C agradáveis para banho.

No final da tarde na praia de Iracema pode-se curtir no píer da Ponte dos Ingleses, antiga ponte metálica, o romântico pôr-do-sol. 

 

 

PRAIAS

 

 

Praia do Futuro:  um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

 

 

 

Praia de Meireles:  é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada.  Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar

Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar, almoçar e jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.

 

 

 

Praia de Mucuripe:  é a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos.    

Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia.

 

 

 

Praia de Iracema: limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é freqüentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.

 

PASSEIOS

 

 

Theatro José de Alencar: Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial.

Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar.
Endereço: Rua Libero Barroso (Praça José de Alencar - Centro.)

 

 

 

 

Catedral de Fortaleza: foi construída entre 1930 e 1963. Sua construção durou quase 40 anos, sendo inaugurada em 1978. A partir daí, Fortaleza passou a ter a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho. Esta igreja foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier. Em estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Devemos ressaltar na decoração da Catedral a pia batismal de origem portuguesa, datada de 1637, o altar de mármore e os sinos de bronze, datados de 1680, que badalam em suas torres de 75 m de altura.

Em 1975 foi criada a Capela do Ressuscitado, na cripta onde foram enterrados os restos mortais de algumas personalidades católicas. A Cripta da Catedral é consagrada aos Santos Adolescentes, falecidos antes dos quatorze anos. Já em outubro de 1996, foi colocada no teto da igreja uma cruz de concreto de 245 kg suspensos sobre o altar principal, sustentados por fios de aço. A Igreja da Sé possui uma área de 3.000 m2 com 90 m de comprimento e 45 m nos transeptos. Ela tem capacidade para abrigar 5.000 pessoas. É considerada uma obra de incrível beleza arquitetônica.
Endereço: Rua São José, S/N - Centro

 

 

 

Praça do Ferreira: Primeira referência do centro de Fortaleza, ponto de partida do que hoje é a maior concentração comercial do centro da cidade. Na década de 70 perdeu seu principal marco, a famosa "Coluna da Hora", recentemente resgatada por reforma que devolveu aos fortalezenses as características arquitetônicas originais do "Coração da Cidade". 
Endereço: Praça do Ferreira - Centro



Cine São Luís: foi inaugurado em 1958. Com linhas neoclássicas e inspiração art-déco, o cinema tem capacidade para 1.500 pessoas, possui hall e escadaria revestidos em mármore de Carrara, com lustre de cristal da Tchecolosváquia. O São Luís continua a participar ativamente da vida cultural da cidade, inclusive sediando eventos como o festival de cinema Cine Ceará. 
Endereço: Praça do Ferreira - Centro

 

 

Farol do Mucuripe: foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza. No espaço do Museu, às quartas feiras das 14:00 às 18:00 horas e sábados das 08:00 às 12:00 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.
Endereço: Avenida Vicente de Castro, S/N - Centro

 
 
 
 

Fortaleza Nossa Senhora de Assunção: construído pelos holandeses em 1649 e reconstruído em 1817, o antigo Forte Schönnenborch com suas muralhas, abriga hoje a 10ª Região Militar. É o local de origem da cidade,  com a construção do Forte de São Sebastião, que foi erguido pelos portugueses no início do século XVII. Depois de servir de abrigo para muitas lutas contra índios e piratas, o Forte foi tomado pelos holandeses, que o mantiveram sob seu domínio por alguns anos.

Quando os portugueses finalmente recuperaram o controle sobre a construção, o Forte passou a ser chamado de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Ao redor da construção foi nascendo uma Vila, conhecida como São José do Ribamar. O monumento que hoje é controlado pelo Exército pode ser visitado por turistas e visitantes em geral.
Endereço: Av. Alberto Nepomuceno - Centro da Cidade (em frente ao Mercado Central)
 
 
 
 
 

Mercado Central: Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes, o artesanato típico é o grande atrativo.
Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno s/n – Centro

 

 

Ponte Metálica: Também conhecida como Ponte dos Ingleses, onde se é possível contemplar o mais lindo pôr de sol e com um pouco de sorte, observar os golfinhos brincando.
Endereço: Praia de Iracema.

 

 

 

 

Centro Dragão do Mar: 30 mil metros quadrados de aréa para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário. O acesso é democratizado, permitindo que a população de baixa renda possa ter acesso aos bens simbólicos ofertados.
Endereço: Praia de Iracema.

 

 

 
Rede Ferroviária Federal (João Felipe): Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza. A estação possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe.
Endereço: Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação.

 

 
Parque do Cocó: O Parque do Cocó está situado às margens do Rio Cocó e é A maior zona ecológica urbana da América Latina, com 400 hectares de superfície. Ele pode ser dividido em dois parques:

Parque Adahil Barreto (Antigo Cocó): Numa área de 44 ha, conta com play-groud, restaurantes, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde.
Endereço: Rua Virgílio Borba, Bairro de Dionísio Torres.

Parque do Cocó (Novo Cocó): Áreas verdes, bosques, quadras esportivas, pista para cooper, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características.
Endereço: Está entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Andrade Furtado.

Beach Park: É considerado o maior Parque Aquático da America Latina, com diversas atrações para toda família.
Endereço: próximo de Fortaleza em Aquiraz.

 

 

Estoril: fica no bairro preferido pela boemia. Em suas redondezas encontra-se uma grande variedade de restaurantes e bares instalados em casas e edificações antigas. Alia-se a tudo isso o charme e bucolismo das ruas estreitas que o cercam, relembrando o passado e, principalmente, atraindo os turistas com sua programação sócio-cultural.
Endereço: Rua Tabajaras, 359 – Praia de Iracema - Centro - Bem próximo à Ponte Metálica.
 

 

 

 

Assim que escurece começa o agito nos barzinhos da região e as caminhadas no calçadão arborizado à beira-mar. Tem destaque a imensa feira de rendas e artesanatos com ótimos preços, bem como a noite mais animada do nordeste com forró, samba e até rock nacional.
 

 

Além das belas praias e da melhor noite do Nordeste, a cidade oferece muita cultura com teatros e cinemas, bem como diversos shoppings espalhados por Fortaleza.

Se desejar muita adrenalina, é no Beach Park que você vai encontrar, com muitas atrações dentro d'água e para todas as idades.

O Ceará é demais com seus 574 km de litoral para todos os gostos...